QUEM SOMOS
A PHOTOVERDE® é a personificação do sonho do casal de documentaristas Fernanda
Lupo e Márcio Bortolusso de viver do que amam: produção de imagens, ambientes
naturais e grandes desafios.
Com raízes que remontam a duas décadas, a produtora surgiu do desejo de
consolidar o mercado nacional de documentação da temática Vida Ao Ar Livre -
em especial Montanhismo e outras atividades extremas, Natureza e Cultura
Regional, segmentos praticamente inexistentes no Brasil até esta data.
Foi em 1995 que o até então universitário Márcio teve o maior insight de sua vida:
“viver da Fotografia de Aventura ou passar fome, pois me recuso a trabalhar em
outra área”. Anos mais tarde conheceu a sua alma gêmea, também fotógrafa e
aventureira e aliada perfeita à sua fantástica e um tanto improvável empreitada.
O casal viveu em ambientes que os fez amar a arte fotográfica e a natureza.
Fernanda é goiana e planejava ser bióloga, mas cresceu na artística Vila Madalena
paulista e encontrou a sua razão existencial ao se formar em Fotografia pelo
SENAC. Márcio é gaúcho e cursou Publicidade, mas após viver em umas vinte localidades acredita que forjou seu aprendizado nas águas, matas e montanhas tupiniquins.
Com foco inabalável em seus maiores objetivos e em paralelo com seus primeiros registros ao Ar Livre, inicialmente estagiaram sem remuneração, trabalharam para rigorosas estrelas da Foto Publicitária e de Moda, fotografaram inúmeros shows e jornalismo para importantes mídias e literalmente varreram muito chão de estúdios e laboratórios, especializando-se na alquimia da fotografia colorida e P&B e dando assistência em grandes campanhas publicitárias.
Coincidência ou não, ao se encontrarem seus espíritos visionários fizeram com que abandonassem o glamour dos ensaios sensuais e das celebridades para dedicarem todo o seu tempo, esforços e recursos em prol dos difíceis, inusitados e fascinantes segmentos que tanto faziam os seus corações vibrarem mais forte. E após centenas de rolos de filme batidos (e incontáveis cartões de memória) durante inúmeras explorações em alguns dos recantos mais lindos e inimagináveis do planeta, imortalizando com suas surradas câmeras milhares de cenas sob dias ensolarados ou invernos rigorosos, com maestria técnica os atletas-documentaristas produziram, colaboraram ou foram citados em mais de 900 ações divulgadas em cerca de 350 mídias e hoje a PHOTOVERDE® se tornou referência em produções das temáticas Aventura, Natureza e Cultura Regional - parte da história da Imprensa de Aventura brasileira.
Cultura Regional, uma das principais vertentes da Photoverde - Foto: Márcio Bortolusso.
Há 20 anos a produtora se dedica à documentação de vida selvagem - Foto: Márcio Bortolusso.
Com raízes em 1995, pioneirismo no registro exclusivo de atividades ao Ar Livre de caráter extremo - Foto: Márcio Bortolusso.
Apaixonados pelo que fazem, saiba mais sobre o singular trabalho da dupla:
FERNANDA LuPo
Diretora da PHOTOVERDE®, Editora de Arte, Produtora e Fotógrafa especializada em Aventura, Natureza e Cultura Regional. Nascida no Centro-Oeste, cresceu no criativo bairro paulista da Vila Madalena e hoje tem como quintal o Parque Estadual de Ilhabela. Quando criança sonhava em ser bióloga, mas mudou de ideia ao fazer um curso de fotografia na Casa Fuji e descobrir que a sua razão existencial é o universo das imagens.
Formou-se na 2º turma de Fotografia Aplicada da faculdade SENAC e, após aprender os segredos da Foto Publicitária e de Moda em importantes estúdios (com feras como Thomas Susemihl), fotografou por anos as maiores personalidades da música para vários títulos da HMP, a maior editora musical da América Latina - artistas como Creedence Clearwater, Ney Matogrosso, Ibrahim Ferrer, Madredeus, Cidade Negra, Nando Reis, etc...
MÁRCIO BORTOLUSSO
Fanático por expedições exploratórias, após estabelecer “uma das maiores vias de escalada das Américas”, graduada como de máxima periculosidade, foi citado no consagrado “The American Alpine Journal: The World´s Most Significant Climbs”, principal título do montanhismo mundial, publicação que reúne as escaladas mais emblemáticas do planeta desde 1929.
Pioneiro no Brasil no fotojornalismo de Aventura, Natureza e Cultura Regional, desde 1995 já produziu, colaborou ou foi citado em mais de 900 trabalhos que foram divulgados em cerca de 350 mídias. Se destaca como um dos principais jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos latino-americanos de montanhismo, com produções em algumas das regiões mais lindas e selvagens do planeta. Considerado “o único documentarista capaz de acompanhar os líderes das mais duras Corridas de Aventura”...