QUEM SOMOS

A PHOTOVERDE® é a personificação do sonho do casal de documentaristas Fernanda

Lupo  e  Márcio Bortolusso  de viver do que amam: produção de imagens, ambientes

naturais e grandes desafios.

 

Com  raízes  que  remontam  a  duas  décadas,  a  produtora  surgiu  do  desejo  de

consolidar  o  mercado nacional  de  documentação da temática Vida Ao Ar Livre -

em  especial  Montanhismo  e  outras  atividades  extremas,  Natureza  e  Cultura

Regional, segmentos praticamente inexistentes no Brasil até esta data.

 

Foi  em 1995 que o até então universitário Márcio teve o maior insight de sua vida:

“viver  da  Fotografia  de  Aventura ou passar fome, pois me recuso a trabalhar em

outra  área”.  Anos  mais  tarde  conheceu  a sua alma gêmea, também fotógrafa e

aventureira  e  aliada perfeita à sua fantástica e um tanto improvável empreitada.

 

O  casal  viveu  em  ambientes  que  os  fez  amar  a  arte fotográfica e a natureza.

Fernanda é goiana e planejava ser bióloga, mas cresceu na artística Vila Madalena

paulista  e  encontrou  a  sua  razão  existencial  ao  se  formar  em Fotografia pelo

SENAC. Márcio é gaúcho e cursou Publicidade, mas após viver em umas vinte localidades acredita que forjou seu aprendizado nas águas, matas e montanhas tupiniquins.

 

Com foco inabalável em seus maiores objetivos e em paralelo com seus primeiros registros ao Ar Livre, inicialmente estagiaram sem remuneração, trabalharam para rigorosas estrelas da Foto Publicitária e de Moda, fotografaram inúmeros shows e jornalismo para importantes mídias e literalmente varreram muito chão de estúdios e laboratórios, especializando-se na alquimia da fotografia colorida e P&B e dando assistência em grandes campanhas publicitárias.

 

Coincidência ou não, ao se encontrarem seus espíritos visionários fizeram com que abandonassem o glamour dos ensaios sensuais e das celebridades para dedicarem todo o seu tempo, esforços e recursos em prol dos difíceis, inusitados e fascinantes segmentos que tanto faziam os seus corações vibrarem mais forte. E após centenas de rolos de filme batidos (e incontáveis cartões de memória) durante inúmeras explorações em alguns dos recantos mais lindos e inimagináveis do planeta, imortalizando com suas surradas câmeras milhares de cenas sob dias ensolarados ou invernos rigorosos, com maestria técnica os atletas-documentaristas produziram, colaboraram ou foram citados em mais de 900 ações divulgadas em cerca de 350 mídias e hoje a PHOTOVERDE® se tornou referência em produções das temáticas Aventura, Natureza e Cultura Regional - parte da história da Imprensa de Aventura brasileira.

Apaixonados pelo que fazem, saiba mais sobre o singular trabalho da dupla:

Diretora da PHOTOVERDE®, Editora de Arte, Produtora e Fotógrafa especializada em Aventura, Natureza e Cultura Regional. Nascida no Centro-Oeste, cresceu no criativo bairro paulista da Vila Madalena e hoje tem como quintal o Parque Estadual de Ilhabela. Quando criança sonhava em ser bióloga, mas mudou de ideia ao fazer um curso de fotografia na Casa Fuji e descobrir que a sua razão existencial é o universo das imagens.
Formou-se na 2º turma de Fotografia Aplicada da faculdade SENAC e, após aprender os segredos da Foto Publicitária e de Moda em importantes estúdios (com feras como Thomas Susemihl), fotografou por anos as maiores personalidades da música para vários títulos da HMP, a maior editora musical da América Latina - artistas como Creedence Clearwater, Ney Matogrosso, Ibrahim Ferrer, Madredeus, Cidade Negra, Nando Reis, etc...                             

Fanático por expedições exploratórias, após estabelecer “uma das maiores vias de escalada das Américas”, graduada como de máxima periculosidade, foi citado no consagrado “The American Alpine Journal: The World´s Most Significant Climbs”, principal título do montanhismo mundial, publicação que reúne as escaladas mais emblemáticas do planeta desde 1929. 

Pioneiro no Brasil no fotojornalismo de Aventura, Natureza e Cultura Regional, desde 1995 já produziu, colaborou ou foi citado em mais de 900 trabalhos que foram divulgados em cerca de 350 mídias. Se destaca como um dos principais jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos latino-americanos de montanhismo, com produções em algumas das regiões mais lindas e selvagens do planeta. Considerado “o único documentarista capaz de acompanhar os líderes das mais duras Corridas de Aventura”...                                           

"Você pode dizer que sou um sonhador, mas não sou o único." Imagine - John Lennon, 1971.
Siga-nos
Usamos e Recomendamos

* Riscos e dificuldades fazem parte do cotidiano da PHOTOVERDE®.

Seja consciente, respeite a Lei do Direito Autoral, não use textos, fotos e vídeos sem autorização!

  • youTube
  • Facebook Social Icon

Há 20 anos a produtora se dedica à documentação de vida selvagem - Foto: Márcio Bortolusso.