IMAGENS DE MONTANHA: a consolidação de um mercado

Se a figura do Fotógrafo de Aventura é pouco conhecida na América Latina, no máximo encontramos o profissional de Vida ao Ar Livre (Outdoor Photographer, como é conhecido em outros países), imagina quando falamos do Documentarista de Montanha, que atua no segmento mais técnico e exigente de todas as áreas da Fotografia e do Cinema.
Desde os primórdios da Fotografia de Montanha, por volta de 1860, tempo em que os fotógrafos dispunham de escassos recursos e pesadas câmeras de madeira com frágeis chapas de vidro, houve uma assombrosa evolução nas técnicas e equipamentos de documentação, que trouxeram consideráveis facilidades que permitiram que os documentaristas modernos enfrentassem empreitadas ainda maiores e mais desafiantes.
A Cinegrafia e a Fotografia de Montanha exigem equipamentos e técnicas próprias, nível elevado de conhecimento teórico e prático (tanto em documentação quanto em sobrevivência ao Ar Livre), ótimo condicionamento físico e mental e desprendimento absoluto de garantias de segurança e confortos materiais (água aquecida, energia elétrica, boa comida, cama macia, proteção ao calor e frio extremos, etc).
Documentaristas de Montanha normalmente carregam dezenas de quilos de equipamentos nas costas, encaram instáveis pontes de gelo ou enormes paredes rochosas, às vezes após dezenas de quilômetros de terreno acidentado, enfrentando temperaturas capazes de avariar a melhor das tecnologias, dormindo poucas horas por semana, com racionamento de água e alimentos e sob riscos incalculáveis.
Os raros Fotógrafos e Cinegrafistas de Montanha são profissionais reconhecidos em muitos países da Europa e nos Estados Unidos, mercados consolidados e de grandes oportunidades – são requisitados para grandes produções do Cinema, mais de uma centena de publicações editoriais são lançadas a cada ano, etc.
No Brasil, dia após dia, o profissional de Montanha conquista mais espaço, em grande parte graças ao trabalho pioneiro da PHOTOVERDE®, que tem como maior objetivo a consolidação deste fascinante segmento documental no mercado latino-americano.
Primeira produtora especializada em Documentação de Imagens de Montanha no Brasil, há 20 anos atende importantes mídias e as principais empresas do setor Aventura, produzindo artigos, vídeos, apresentações, mostras fotográficas e prestando assessoria sobre montanhismo e Atividades ao Ar Livre. Realizadas em algumas das principais cadeias de montanha do Brasil e do mundo, suas produções tratam da cultura dos povos de montanha, da biodiversidade de altitude, dos maiores nomes do alpinismo e da escalada tupiniquim, da evolução dos equipamentos e das técnicas de montanhismo e de explorações que vão de cumes nevados à agulhas rochosas em pleno sertão.
Com participação especial nos principais eventos nacionais, desde 1998 esteve presente em todas as 16 edições da Adventure Sports Fair, maior feira de Esportes e Turismo de Aventura da América Latina, realizando palestra, exposição, lançamentos de publicações sócio-ambientais, demonstração de Técnicas Verticais e fornecendo imagens para expositores como o Ministério do Turismo.
A PHOTOVERDE® também participa há vários anos da Rio Mountain Festival, um dos principais eventos do montanhismo latino-americano, que trouxe ao Brasil o consagrado Banff Mountain Film Festival World Tour - concorrendo com documentários biográficos, realizando a oficina “Documentação de Imagens de Montanha”, a mostra fotográfica individual “Imagens de Montanha”, a curadoria da exposição “Anos Dourados do Montanhismo Brasileiro” (do veterano Fotógrafo de Montanha Renato José Sobral Pinto) e integrando a Comissão de Seleção de Filmes concorrentes na Mostra nacional.
Com centenas de trabalhos patrocinados ou apoiados pelas principais marcas do segmento Aventura nacional, em 2002, com o patrocínio da empresa Natura Cosméticos, a PHOTOVERDE® realizou o projeto Pedra Riscada, que estabeleceu a maior via de escalada do Brasil (1.260m em 8 dias) e realizou várias ações que contribuíram com o processo de tombamento desta importante montanha como Patrimônio Natural. Marco inédito no montanhismo nacional, o projeto contou com modernas estratégias de marketing esportivo, a participação de um biólogo para a produção do Inventário da Fauna e Flora local, de Fotógrafo e Cinegrafistas de Montanha (que favoreceu massiva divulgação na mídia, palestras, exposições, documentário, etc.), parceria com órgãos públicos (IBAMA, Prefeitura, Secretaria de Turismo, etc.) e grandiosa logística (centenas de quilos dos mais modernos equipamentos de documentação e montanhismo).
Além de outras coberturas internacionais (Gore-tex Transrockies Run – Montanhas Rochosas, X Adventure Raid Series – Alpes, etc), nos anos de 2003, 2004 e 2005 a PHOTOVERDE® realizou cinegrafia de destaque no Desafio de los Volcanes, uma das mais belas e árduas Corridas de Expedição do mundo (Patagônia Andina, 500 a 600 km, 7 dias entre Chile e Argentina). As imagens produzidas pelos Cinegrafistas de Montanha da produtora foram exibidas em importantes programas de televisão nacionais (Fantástico, Band Sports, Esporte Espetacular, etc.) e em rede mundial em documentários produzidos pela AXN - Sony Entertainment Television. Com 14 episódios de uma hora cada, com menções especiais aos desempenhos profissionais dos documentaristas da PHOTOVERDE®, foi uma das maiores produções televisivas da temática Aventura já realizadas. Acostumado a correr, pedalar, remar e escalar junto aos melhores competidores do mundo, estas produções consagraram o documentarista Márcio Bortolusso como “o único cinegrafista capaz de acompanhar inloco os atletas líderes das mais duras Corridas de Aventura do planeta”.
Desde 2006, os documentaristas da PHOTOVERDE® são os únicos profissionais brasileiros a receberem o endosso das renomadas marcas GORE-TEX® e WINDSTOPPER®, da norte-americana W. L. Gore & Associates, líder mundial de tecnologias para Atividades ao Ar Livre.
Para ir além - DOCUMENTAÇÃO DE IMAGENS DE MONTANHA:
-
Os pioneiros do olhar vertical (1860-1950)
-
Tempos Modernos (1950-2008)
-
Os maiores clássicos do Cinema e da Literatura de Montanha
-
O equipamento fotográfico ideal
-
O equipamento de vídeo ideal
-
Técnicas de Documentação
